domingo, 18 de dezembro de 2011

Filho é um ser que nos foi emprestado!




"Filho é um ser que nos foi emprestado para um curso intensivo de como amar alguém além de nós mesmos, de como mudar nossos piores defeitos para darmos os melhores exemplos e de aprendermos a ter coragem.Isto mesmo! Ser pai ou mãe é o maior ato de coragem que alguém pode ter, porque é se expor a todo tipo de dor, principalmente da incerteza de estar agindo corretamente e do medo de perder algo tão amado. Perder? Como? Não é nosso, recordam-se? Foi apenas um empréstimo." (Filhos por José Saramago)


E foi através desse "empréstimo" que a nossa Isabel se despediu de mim...
Poucas vezes, aliás duas vezes, sonhei com a Isabel durante sua existência.




Quero dividir com vocês a experiência de sentir a partida de um pedaço de mim.

Na noite de terça para quarta, sonhei com a Isabel levantando, tive a impressão de que sua cabeça pesava tanto.... e ela tão pequena... levantou, se equilibrou e andando meio "desengonçada" como quem acabava de aprender a dar os seus primeiros passos, correu ao encontro de outras crianças.... o "burburinho", barulhinho gostoso de sorrisos e da alegria de crianças brincando, não saem da minha memória....
Acordei o Akira e contei sobre meu sonho... ainda na mesa do café relatava para minha mãe o que parecia tão real....
Em seguida o telefone toca..........
É do hospital o chamado... nesse momento tive a certeza de que a minha filha se despediu de mim.

Através desse sonho ganhei todas as forças e certezas de que eu tive um anjo em minha vida.

Tudo mágico... como sempre foi!


Queria deixar algumas palavras como mãe de uma criança que foi para o céu.

Não é e nem nunca será fácil perder um filho!
Sempre nos é dado opções... alguns escolhem sofrer eternamente.
Nós escolhemos levantar as nossas cabeças, darmos a volta por cima e, por nossos filhos.... sermos felizes!!!

Na breve passagem da Isabel, aprendemos que deitar nossas cabeças no travesseiro e ter a consciência tranquila.... importa muito!
Graças a Deus podemos dizer que fizemos o nosso melhor, oferecemos o melhor e tudo aconteceu da melhor forma possível.

Onde existe o pensamento de que se ela sobrevivesse seria mais "difícil"... ela teria muitos "problemas"... deixamos uma reflexão: Calce as nossas sandálias e caminhe pela estrada que caminhamos, faça o que nós fizemos, se doe como nós nos doamos...
Amamos a Isabel como ela era e como seria. Disso temos certeza!!!

Nossos eternos agradecimentos a todas as pessoas que sorriram conosco, dedicaram um pouco do seu tempo em oração por nós, se preocuparam quando nos preocupamos, ligaram e nos apoiaram, choraram nos momentos de angústias, vibraram com as vitórias, ficaram temerosos quando as coisas não iam tão bem, ofereceram o ombro para o nosso choro e também saíram conosco para brindar a saúde.
Nossos agradecimentos a todas as pessoas que chegaram, acreditaram, ficaram e ainda estão conosco nessa caminhada de amor.

Hoje nossa princesa faria 1 ano e 4 meses e comemoraríamos mais um mesversário.
Vivemos intensamente a Isabel e é para ela que dedicamos essa música.


Eu sei que vou te amar
Por toda minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente eu vou te amar
E cada verso meu será pra te dizer
Que eu sei que vou te amar por toda minha vida
Eu sei que vou chorar
A cada ausência tua eu vou chorar
Mas cada volta tua há de apagar
O que essa ausência tua me causou
Eu sei que vou sofrer
A eterna desventura de viver
À espera de viver ao lado teu
Por toda a minha vida
(Eu Sei Que Vou Te Amar - Tom Jobim)



Um abraço carinhoso em cada um de vocês e nossa eterna gratidão!!!
Akira, Joyce e João


Nossos emails para contato:

eng.akira.toyama@gmail.com
joycegimenes@gmail.com

33 comentários:

  1. Oi, mãezinha da Isabel...Desejo muita força a vocês. A decisão de ser feliz é muito sábia, é a certeza de que em breve haverá um reencontro muito lindo, e o intervalo até a chegada desse dia deve ser comemorado.

    Talvez a pessoa (s) que falou em ser "difícil" estivesse se referindo não aos pais, porque amar um filho nunca é difícil...mas à própria Princesinha. Afinal, não estava sendo fácil viver cheia de furadinhas, longe do sol e das crianças. Agora ela está completamente livre de qualquer dor, feliz e com certeza essa constatação ameniza um pouco a imensa dor da falta, não é?

    Deus abençoe a todos.

    ResponderExcluir
  2. Joyce e Akira,
    Tenho certeza que lá do céu a Isabel tem muito orgulho de ter vocês como pais.
    Isabel, mesmo tão pequena, foi tão guerreira por causa do amor que recebeu de vocês.
    Impossível conhecer a história de vocês e ficar indiferente, impossível não aprender, impossível não amar.
    Vocês são exemplo de amor, paciência, doação e tantas outras coisas lindas que nem caberiam aqui.
    A vocês todo o meu carinho e admiração.
    Que Deus os abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  3. Como tudo que vocês sempre fizeram aí também está a prova de que são pessoas do bem. Escolhidas por Deus.
    A volta para casa será algo menos difícil do que se a pequena tivesse realmente conhecido seu lar.
    Todo o retorno é ensinamento mesmo para aqueles que se omitiram e são obrigados a dar o abraço do retorno. As histórias parecem que só mudam os personagens e o enredo é o mesmo.
    Tenham a paciência que sempre tiveram e deixem as coisas acontecerem.
    Eu e meu marido nos magoamos muito com alguns comentários desnecessários, mas eles vieram de quem nunca nos acrescentou. Daqueles que eram nossos melhores amigos e não se importaram quando realmente precisamos.
    A história de vocês não depende de ninguém. Assim como a minha história onde também demos conta.
    Levantem, se orgulhem e sejam felizes por que vocês merecem.
    Deus dará a força meus amigos. Digo como própria experiência, Deus dará a força.
    Um abraço carinhoso daquele que demos muitas vezes.
    Cinthya

    ResponderExcluir
  4. Quando estiver tentando ajudar uma mulher q perdeu um filho, não ofereça sua opinião pessoal sobre sua vida, suas escolhas, seus projetos para seus filhos, ou como ela deveria se comportar...
    Não diga: É a vontade de Deus. por favor, não deduza o q Deus quer pra mim. A vontade de Deus é q ninguém sofra. Ele apenas permite. Apesar de saber q muitas coisas terríveis q acontecem são permitidos por Deus, isto não faz estes acontecimentos menos terríveis.
    Não diga: Foi melhor assim do q de outra forma.. Por favor, não tente me confortar destacando isto.
    Não diga: Você tem outros filhos. Se tivesse a escolha entre perder este filho ou furar meu olho com um garfo, eu teria dito: Onde está o garfo? Eu morreria por este filho, assim como você morreria por seu filho.Uma mãe pode ter dez filhos, mas sempre sentirá falta daquele q se foi,
    Não diga: Agradeça a Deus pelo(s) filho(s) q você tem. Se a sua mãe morresse num terrível acidente e você estivesse triste, sua tristeza seria menor pq você tem seu pai?
    Não diga: Já não é hora de deixar isto pra trás e seguir em frente? Esta situação não é algo q me agrada. Eu queria q nunca tivesse acontecido. Mas aconteceu e faz parte de mim pra sempre.A tristeza tem seu tempo q não é o meu ou o seu.
    Não diga: Eu entendo como você se sente. A menos q você tenha perdido um filho, você realmente não sabe como eu me sinto. E mesmo q você tivesse perdido, cada um vivencia esta tristeza de modo diferente.
    Não me conte histórias terríveis sobre sua vizinha, prima ou mãe q teve um caso parecido ou pior. A última coisa q preciso ouvir agora é q isto pode acontecer seis vezes pior ou coisas assim. Estas histórias me assustam e geram noites de insônia assim também como tiram minhas esperanças... Mesmo as q tenham tido final feliz, não compartilhe comigo. Não finja q nada aconteceu e não mude de assunto quando eu falar sobre o ocorrido. Se eu disser antes de meu filho morrer... Ou quando ele estava vivo...não se assuste. Se eu estiver falando sobre o assunto, isto significa q quero falar. Deixe-me falar. Fingir q nada aconteceu só vai me fazer sentir sozinha. Não diga Não é sua culpa. Talvez não tenha sido minha culpa, mas era minha responsabilidade e eu sinto q falhei. O fato de não ter tido êxito, só me faz sentir pior...
    Diga: Eu sinto muito. É o suficiente. Você não precisa ser eloqüente. As palavras dizem por si. Diga: Ofereço-lhe meu ombro e meus ouvidos. Diga: Eu fiz uma oração por vocês. Mande flores ou uma pequena mensagem. Cada uma q recebi, me fez sentir amada. Não envie novamente se eu não responder.Não ligue mais de uma vez e não fique brava se eu não atender sua chamada. Se nós somos amigos íntimos e eu não estiver respondendo suas ligações, por favor, me visite.
    Não espere tão cedo que eu apareça em festas ou vibre de alegria no natal ou ano novo...
    Reconheça q eu sofri uma morte em minha família, não é simplesmente uma licença médica. Reconheça q além dos efeitos colaterais físicos, eu vou estar triste e angustiada por algum tempo. Por favor, me trate como você trataria uma pessoa q vivenciou a morte trágica de alguém q amava. Eu preciso de tempo e espaço.
    Eu talvez diga olá, mas talvez eu não consiga reprimir as lágrimas. Talvez ainda se passaram semanas ou meses antes q eu fique pelo menos uma hora sem pensar nisso. Você saberá quando eu estiver pronta. Acima de tudo, por favor, lembre-se que isto é a pior coisa que já me aconteceu. A palavra morte é pequena e fácil de dizer. Mas a morte do meu filho é única e terrível. Vai levar um tempo até q eu descubra como conviver com isto.

    ResponderExcluir
  5. AKIRA E JOYCE...
    SÓ TENHO A LHES DESEJAR MUITA FORÇA..JA TIVE UM FILHINHO NO HOSPITAL..COM OS MSM PROBLEMAS DA LINDA ISABEL...E NAO PUDE VOLTAR C ELE NOS MEUS BARÇOS P CS TBEM....SEI É MUITO DOIDO..NOSSA NAO TEM NEM EXPLICAÇAO DE COMO É SOFRIDO..MAS COMO VC DISSE..SABEMOS QUE AGORA ELES NAO ESTAO MAIS SOFRENDO,,,COM TUBOS,AGULHAS,E REMEDIOS EM CIMA DE REMEDIOS,NÃO É MSM??DEUS ABENÇOE VCS E TODA SUA FAMILIA..NESSE LUTO QUE SEI QUE SERA ETERNO DENTRO DE VCS....BJUS

    ResponderExcluir
  6. Linda mensagem cheia de amor e sentimento.
    Como não se emocionar com esse amor incondicional.
    Fico feliz com a opção que fizeram de não fazer desse momento o fm.... Agora é hora dw recomeçar... Sempre existirá uma lembrança que a fará ver que fizeram tudo o que podiam e que tudo valeu a pena. Aquele abraço, Renata e Manuela

    ResponderExcluir
  7. Joyce e Akira eu gostaria apenas de dizer que admiro demais voces, que tambem tenho uma filha cardiopata e que orei muito e ainda oro pela Izabel e por voces. Vendo a historia de voces cheguei a uma conclusao...tenho muito para aprender ainda nesta vida! Um abraço carinhoso. Alessandra Reino

    ResponderExcluir
  8. Joyce e Akira não preciso falar nada ... nada é mais forte e intenso do que o amor ...

    Essa é a oração

    Senhor, Deus do amor, ensina-me a amar.
    Mesmo que meus olhos se fechem,
    ensina-me a amar.
    Mesmo que meus ouvidos se ensurdeçam,
    ensina-me a amar.
    Mesmo que minha boca silencie,
    ensina-me a amar.
    Mesmo que meus braços e pernas se cansem,
    ensina-me a amar.
    Mesmo que o mundo me apresente outros valores,
    ensina-me a amar.
    Mesmo que os meus irmãos me traiam,
    ensina-me a amar.
    Mesmo que a esperança se vá,
    ensina-me a amar.
    Mesmo nos momento sem fé,
    ensina-me a amar.

    Eu quero amar,Senhor.
    Primeiro a Vós e depois aos meus irmãos.
    Quero amar a mim mesmo,
    sem egoísmo, mas como templo do Vosso Santo Espírito.
    Amém


    Amar ... vcs ensinaram a Isa e principalmente a amaram incondicionalmente ...

    Bjs Amanda

    ResponderExcluir
  9. Lindo relato Joyce, não temos duvida que a Bel foi para o encontro dos anjos...
    sabemos que vcs estarão na nossa luta para sempre...
    Um grande bjo

    ResponderExcluir
  10. Joyce, vcs realmente fizeram o melhor pela Isabel. A história de vcs é um exemplo de força, luta, determinação e principalmente de amor incondicional. Obrigada a vc e sua família por nos dar esse exemplo e por nos deixar participar dessa história tão especial.

    Um forte abraço.

    Paula.

    ResponderExcluir
  11. O que dizer de vcs ..seres humanos escolhidos por Deus para receber alguem tão especial ..ser pai e mãe da ISABEL foi sim um presente de Deus para pessoas mais que especiais ,admiro vcs pela maneira de ser ,modo de agir e principalmente por essa força grandiosa que vcs tem !!que vcs sejam eternamente felizes ..e a Isabel hj é um anjinho que olha por nós lá do céu ..nossa eterna princeza !!menina linda demais perfeita aos olhos do pai !!bjs e forte abraço amigos!!
    Aldiléia

    ResponderExcluir
  12. Eu recebi um empréstimo tb, é devolvê-la foi muito difícil. As vezes tenho vontade de rezar p Deus e pedir de volta, mas depois tenho vergonha e só rezo agradecendo pelo empréstimo.
    Os tempos que virão ainda serão muito doloridos, essa ausência e total sentimento de vazio ainda vai nos atormentar. Mas no colo de Deus é que fui consolada.
    Sinta-se abraçada.
    Fernanda Felipe

    ResponderExcluir
  13. Olá meus amores.
    Hoje, mais do que nunca, vejo que eu tinha razão quando eu dizia que "ela ficará entre nós", porque nossa princesa é inesquecível e seu ensinamento de amor e perseverança é perene. Eu, e todos os que tiveram a imensa felicidade de conhecê-la e conviver com vocês, jamais esqueceremos estes momentos de luta, de choro, de sorrisos, de aulas de medicina, de fé, de esperança, de busca, de coragem, de afeto, de troca, de amizade, de companheirismo, de dedicação, de tudo enfim. Ela ficará entre nós para todo o sempre. E chegará o dia do reencontro e ela virá a seu encontro correndo, não trôpega como no sonho, mas lépida e feliz como o anjo que é.
    Agradeço a Deus ter tido a oportunidade de conviver e aprender com vocês nestes meses de suas vidas em São Paulo. Que Deus os tenha e que Nossa Senhora os cubra com seu Manto Sagrado. Abraços à Vó Sandra, João e toda sua linda família.
    Amo vocês.

    Tia Jussara Timão.

    ResponderExcluir
  14. Só tenho a agradecer a você Joyce e Akira !
    Nem tenho dúvidas de que tudo que fizeram e passaram com a linda Isabel foi Deus quem permitiu.
    Mesmo longe, aprendi e cresci muito, muito mesmo.
    Desejo muitas felicidades, pois temos a certeza de que a Belzinha não tem dor,não tem cardiopatia e está liberta, ela está no lugar mais perfeito que existe e lá ela brinca mesmo !!
    Amo vocês e desejo um ótimo natal e um ano novo cheio de bençãos.
    Alessandra Cleto e Família.

    ResponderExcluir
  15. Joyce
    Falta um mês para completar um ano da cirurgia do Eduardo, quando soube da cardiopatia do meu Eduardo, ainda no hospital e faltando apenas três dias para a intervenção cirurgica, fui a procura de conhecimento, de saber do que se tratava, pois é muito desesperador a falta do conhecimento nesta situação.
    Daí fiz a pesquisa no google com tetralogia de fallot e passei a conhecer atravez do blog a história de Isabel.
    Me encantei com a maneira esclarecedora feitas por vcs.
    Fiquei um mês na UTI, passei por situações muito semelhantes a de vcs.
    Voltamos pra casa com nosso pequeno Eduardo em recuperação e sempre que podia passava por aqui pra ver como Isabel estava.
    Neste meio tempo Elaine, minha prima me fala sobre vc e Isabel, nossa quase não acreditei que a filha de Sandra e Carlão era a mãe do blog que mais me ajudou quando precisei.
    Deste dia em diante rezei e acompanhei cada vez mais vcs por aqui.
    Rezei, chorei, me emocionei, torci com cada novidade por aqui postada.
    Sonhei e planejei em ver nós duas com Isabel e Eduardo brincando juntos, mas os planos de Deus foram outros...
    Gostaria muito de estar com vc um dia para que parte do meu sonho se realize.
    Um grande e apertado abraço
    Mariza e Eduardo

    ResponderExcluir
  16. Nossa! Muito bonito, muito amor. A força de vocês é muito grande e com certeza a felicidade de vocês é merecida. Obrigada por compartilhar
    uma história que apesar de dolorosa ensina muito mais a ser forte, a acreditar que Deus tem mesmo um plano para cada um de nós e principalmete a reforçar a fé Nele.

    ResponderExcluir
  17. Obrigada Senhor pela oportunidade de fazer parte dessa família tão especial! Que Nossa Senhora cubra com o Manto Sagrado todos os membros da família da Joyce e Akira. E que cada dia Nosso Deus os fortaleça mais e mais com Seu Amor. Um abração a todos. Ana e Manoel.

    ResponderExcluir
  18. Querida familia,

    Obrigada por compartilhar essa história de fé e amor. Voces são um exemplo. Exemplo de perseverança e descanso do agir de Deus. Estaremos aqui, pertinho, em Goiânia, crendo que Nosso Senhor fará INFINITAMENTE MAIS por voces. Um abraço, MARTHA E CHRISTIANO.

    ResponderExcluir
  19. Eu nao os conheço pessoalmente, mas desde sempre leio o blog e acompanho os passos desta anja. E hj qdo li as atualizaçoes chorei muito, nao de tristeza, mas pela intensidade das palavras, como elas se fazem sentir, bem no fundo do coraçao, o amor destes pais transbordam e fazem com q o coraçao de quem lê se aqueça, de verdade mesmo,nao sei se ja presenciei tanto amor antes, tanta dedicaçao, fé e doaçao.
    Voces sao especiais e a anjinhas de voces teve muita sorte de ter sido recebida por uma família capaz de ama-la com tanto AMOR, É ISTO AMOR.
    Roberta Borges

    ResponderExcluir
  20. Olha minha irmã com certeza a pequena Isabel está em um lugar melhor que qualquer um de nós,pois ela está com Deus. Realmente nossos filhos não nos pertence,mas são nas pequenas coisas e atos que percebemos que somos fortes. Acho que ninguém pode imaginar a dor que vcs sentiram.Sei que vcs tem a certeza que fizeram de tudo por ela e ela sabia disso. Estaremos sempre aqui. Deus nos dá forças para podermos continuar a andar. Bjs fiquem com Deus Jussara Carvalho

    ResponderExcluir
  21. Falar de uma perda não é fácil,senti-la mais ainda,mais saiba que tudo na nossa vida não acontece por acaso a pequena Isabel veio no mundo para trazer e dar o amor a vocês Deus por sua infinita misericórdia ja sabia por tudo que vocês pais iriam passar, tudo tem o seu tempo aqui na terra e o tempo da Isabela chegou, agora ela esta la no céu junto com os anjos e olhando por vocês.

    ResponderExcluir
  22. que linda... palavras... que força... que exemplo... amoooo vcs ... obrigada... e não nos abandone... espero um dia conhecê-los !!!

    ResponderExcluir
  23. Oi me chamo Maria Januária,nem imagino a dor que vc está sentindo,mas adimiro sua força pois perder ou melhor devolver um filho que é um pedaço de nós mesma.Mas Deus sabe o que faz e tudo que ele faz tem um sentido...tenho um filho lindo que nasceu com sindrome down e ele é a minha vida ñ me imagino sem ele que iluminou aminha vida, e deu sentido em quase tudo o que faço.
    Infelismente ñ te conheço mas queria conhecer,mas mesmo assim te dou meu apoio e minhas condolencias por essa perde inrreparavel que vc e sua familha sofrerão...que Deus esteja sempre com vc beijos.janu

    ResponderExcluir
  24. Vc e sua família foram e continuarão sendo um grande exemplo de superação para mim. Diante de dores, angústias, sempre conseguiram prevalecer a força e o amor que guiam vcs. Parabéns pela garra! Esta princesinha descansou em paz, mas continuará sempre iluminando esta família guerreira!.
    FELIZ NATAL!!!
    Bjão!

    ResponderExcluir
  25. Isabel, é um anjo muito especial, por varias vezes fez eu me voltar a Deus pedindo pela sua vida, pedindo para que ele cuidasse do papai e da mamãe embora vc Joyce e vc Akira tenham nos dado um grande exemplo de força. Belzinho especial como só ela antes mesmo de partir veio se despedir da mamãe mostrando que agora estaria bem, levantou-se e partiu para junbto de outros muitos anjinhos para brincar, ser muito feliz me arrepiei com o relato de seu sonho, ela hoje brinca em um jardim lindo brincado e sendo criança e sempre olhando pra vcs de uma nuvem fofinha.
    Joyce e Akira estarei sempre torcendo muito por vcs.
    Bjus
    Joyce Lima, Lolo e Gusthavo.

    ResponderExcluir
  26. Nada é por acaso, encontrei seu blog digitando as palavras balé e amém na caixa de pesquisa do google, isso basta.Eu sinto muito.

    ResponderExcluir
  27. Eu ainda não consigo acreditar.. Muito amor para vocês de todo o meu coração...

    ResponderExcluir
  28. Lindo amigaaa... O amor de uma mãe é incondicional... nunca se acaba... nunca deixaremos de ser "mãe".

    ResponderExcluir
  29. Nossa fiquei muito emocionada com seu blog lindo que Deus lhes cubram de bençãos e lhe deem muita força ela e um ser maravilhoso e Deus sentiu muita falta desse anjinho por isso a levou de volta...fique com Deus

    ResponderExcluir
  30. Faz tempo que venho aqui, leio e releio essa postagem e não sei o que dizer, as palavras simplesmente somem!

    Isabel foi a maior prova de força que eu conhecí, quando os médicos diziam que ela viveria dias e ela foi vivendo, foi lutando, foi vencendo e foi ficando... conquistando, arrebatando os corações de todas as pessoas que se juntavam, dia após dia, para observar, orar e aplaudir essa pequena. Em dado momento, a sua história passou a ser observada por milhares de pessoas, pessoas em todas as partes do mundo se uniram em oração pela Isabel. Foi lindo de ver! Isabel descansou, levou com ela um pedacinho de cada coração que orou por sua vitória, mas ela não perdeu a guerra, a vitória foi dela com toda honra e prestígio que um grande lutador merece. Ela venceu as barreiras do amor e da vida e nos deixou um exemplo preciosíssimo: Não existe oração de mãe que não chegue ao coração de Deus!!

    Um abraço a vocês, Joyce e Akira

    ResponderExcluir
  31. Um forte abraço de quem esta chorando em pleno serviço por ver o amor que nutrem por essa criança, um raiozinho de luz... pensei infinitamente em minha filha, e dos tantos ''nãos'' que dou à ela, dos tantos ''estou cansado agora''... choro por isso também, por ter a oportunidade que vcs não tiveram e por ter medo de não saber aproveitar...
    Força, luz e fé, sempre!

    ResponderExcluir
  32. Quem duvida da existência de Deus, é só humildemente ler histórias como essa...

    ResponderExcluir
  33. Ola , meu nome e Isabel . Achei esse blog por acaso e comei a acompanhar ..
    Não tenho palavras , fiquei bastante emocionada mas de uma coisa eu sei , Deus os presenteou com essa linda menina. E esse presente são para poucos !!

    ResponderExcluir